Visualizar INTERVILA ADRIANA PRESTES em um mapa maior

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

VIVÊNCIA "CORPO, CASA E TERRA"

Participei da Vivência "Corpo, Casa e Terra" nos dia 20 e 21 de Agosto em Salvador pelo Instituto de Permacultura da Bahia em parceria como OPA( Organização de Permacultura e Arte) e o Espaço Mangará onde ocorreu o evento.
A facilitadora foi Juliana Faber, mas vários outros ensinaram tanto quanto...
Gostei muito!! me ajudou matar um pouco a saudade do IPEMA, além é claro de conhecer pessoas incriveis, com propostas ou estilo de vida bem diferenciado, e com muita vontade de construir um mundo melhor, de dentro para fora!!

A proposta da vivência segundo Juliana Faber: " a consciência gera responsabilidade"Essa vivência propõe o diálogo e práticas sobre formas de alimentação no contexto do biorregionalismo, da sazonalidade, biodiversidade, consumo consciente, alimentos nativos, alimentos nocivos, flores comestíveis, alimentos vivos, aproveitamento integral dos alimentos e uso de plantas medicinais na alimentação.

Foi incrível!! admito que mesmo sendo vegetariana nunca tinha imaginado a variedade de plantas e suas múltiplas opções do uso de suas partes: folhas até raízes, incluindo flores e sementes. E as plantas consideradas "pragas" ou invasoras, pela agricultura convencional?! Pura injustiça!! elas não são compreendidas,além de serem precursoras das grandes florestas, elas são comestíveis,saudáveis e saborosas. O famoso dente de leão é inteiramente comestível. As folhas são muito ricas em vitamina A, C e K, além de possuírem cálcio, ferro, manganês e potássio. Elas podem ser utilizadas como ingredientes em sopas, ou feitas ao estilo sauté, com azeite, alho, sal e pimenta.
A beldroega tem um sabor que lembra o do limão, e suas folhas, caules e flores são comestíveis. A planta é uma boa fonte de ômega-3, e pode ser comida crua em saladas, ou como os dentes de leão estilo sauté.


Pessoalmente descobri uma plantinha no quintal de casa o caruru - Amaranthus sp.( foto) Planta comestível e medicinal (aumenta a lactação, emoliente, diurética, e combate infecções de pele). Também indica solos férteis (com muita matéria orgânica e relativamente sombreados). Compôs no passado um prato que levou seu nome "caruru", que faz parte do Acarajé, hoje não se usa mais...uma pena!! é altamente nutritivas, rica em ferro, potássio, cálcio, e vitaminas A, B1, B2 e C. As folhas, flores e sementes, podem ser consumidas em saladas, ao natural, mas também podem ir junto das hastes (caule) em refogados muito deliciosos ou outras receitas. O blog "Come-se", Neide Rigo, passa algumas receitas.


Bom!! já perceberam que tem uma infinidade de informações, e uma vida toda de aprendizado...
E para não ser mais extensa , também tivemos conhecimento sobre alimentos vivos, como o leites de sementes, sucos verdes, cultivo de brotos, técnicas de cozinha é alquimia como a infusão, decocção, tintura, xarope, repelente, introdução do uso do forno solar, secador de frutas, panela
da bruxa e como montar um banco de sementes doméstico.
Jardim de Aromas













Um brinde de "suco verde" para todos nós!!!

Faço das minhas, as palavras de Sócrates: "Todo o meu saber consiste em saber que nada sei".

3 comentários:

  1. Olá, Dri. Que bela vivência, aprendizados.. obrigado por compartilhar conosco! De fato, " a consciência gera responsabilidade". OBrigado. Grande abraço!

    ResponderExcluir
  2. Dri, que acha: colocamos como 'Vivências' no menu 'Visão de Mundo'?

    ResponderExcluir
  3. Muito legal Dri...Continuemos aprendendo, vivendo e intervilando ;)

    ResponderExcluir